Construção e optimização de  web sites - NOVAimagem  - search engine optimization
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Alto Hama

- 3-Nov-2010 - 16:26




Até os jornais sul-africanos obedecem ao regime angolano


A jornalista Louise Redvers, do jornal sul-africano Mail and Guardian, contactou-me – por escrito – solicitando respostas para as perguntas que entendeu fazer, tendo como motivo principal a situação na colónia angolana de Cabinda. As respostas não foram publicadas. Diz a jornalista que não se tratou de censura mas de falta de espaço. Não está mal. Depois da portuguesa RDP/África, também os sul-africanos fazem o que o soba José Eduardo dos Santos manda.

Segue...



Cabinda e a RDP/África


No dia 22 de Novembro publiquei aqui no Notícias Lusófonas um texto intituado «Regime de Angola aperta o cerco a todos os que falam de Cabinda». Nele dizia que «em vários países, nomeadamente em Portugal, os serviços do MPLA estavam a apertar o cerco aos jornalistas, seja por ameaças físicas ou pelas tentativas de suborno». Três dias depois fui contactado por uma jornalista da RDP/África.

Segue...



Angola põe na rua sipaios que comprou na colónia de Cabinda


Os sipaios que José Eduardo dos Santos, presidente não eleito de Angola, comprou em Cabinda não cumpriram convenientemente as ordens do regime colonial e estão a ser mandados dar uma volta ao bilhar grande. Macário Romão Lembe, um dos braços direitos de António Bento Bembe, foi oficialmente exonerado do seu cargo como vice-governador da colónia para o sector empresarial privado.

Segue...



Probidade em Angola


A Assembleia Nacional angolana aprovou no passado dia 5 de Março, em Luanda e com o devido destaque propagandístico da imprensa do regime e não só, por unanimidade, a Lei da Probidade Administrativa, que visa (de acordo com a versão oficial) moralizar a actuação dos agentes públicos angolanos.

Segue...



Greve é, se é que é, um direito sinónimo de despedimento


Segundo o Sindicato (SJ) dos Jornalistas de Portugal, a greve na Agência Lusa regista “enorme adesão entre os jornalistas ao serviço na sede da empresa, tendo o piquete da manhã paralisado a 100%”. Será mesmo? É que os jornalistas conhecem bem a administração da empresa e sabem, desde logo por exemplos recentes por onde passaram os administradores, que fazer greve é meio caminho andado para o despedimento, colectivo ou não.

Segue...



Nem o padre Congo escapa à repressão de Angola na sua colónia de Cabinda


A juventude de Lubundunu tinha decidido, há muito, celebrar a festa de Cristo Rei em Lândana. No dia 20, de manhã, o padre Congo foi até à cidade de Cabinda. Em Cabassango, às portas da cidade, deparou-se com um vasto aparato policial, cuja acção era direccionada para todos os veículos que traziam membros da comunidade Lubúndunu. Uns foram obrigados a retroceder e outros obrigados a mudar de itinerário. Ao regressar a Lândana, o padre Congo encontrou-se com alguns membros vítimas desta repressão policial.

Segue...



Só um jornalista entende outro jornalista


“Não se é jornalista seis ou sete horas por dia a uns tantos euros por mês mas sim 24 horas por dia, mesmo estando desempregado”. Li esta frase, do jornalista Orlando Castro, quando estava no último ano do curso de jornalismo. Recordo de, na ocasião, a escrever e sublinhar como se de uma verdade incomensurável se tratasse.

Segue...



Sócrate é exemplo em Portugal, na Europa e (é claro) no Mundo


O secretário de Estado da Administração Local de Portugal, José Junqueiro, disse no dia 20 de Junho, em Baião, algo que define de forma exemplar (para Portugal, para a Europa, para o Mundo e o mais que houver) o primeiro-ministro. Disse ele que “José Sócrates é uma oportunidade para o país, mas também um exemplo para a Europa”.

Segue...



Espanhóis sabem o que é o Sahara. Mas os portugueses (des)conhecem Cabinda


Dezenas de milhar de pessoas integraram, em Madrid, a manifestação organizada pelo movimento de solidariedade espanhol com o Povo Saharaui para condenar o assalto das forças militares e de segurança marroquinas ao acampamento saharaui de Gdaim Izik, em El Aaiún, e exigir ao Governo de Zapatero uma atitude firme face a Marrocos. Pois é. Sobre a repressão de Angola aos activistas dos direitos humanos na sua colónia de Cabinda, não há portugueses que se manifestem.

Segue...



Barrica, Mugabe e Thatcher


Margaret Thatcher, que em Maio de 1979 se tornou a primeira mulher a dirigir um governo britânico, proibiu nesse ano o seu enviado especial à então Rodésia de se encontrar com Robert Mugabe. O argumento, repare-se, era o de que "não se discute com terroristas antes de eles serem primeiros-ministros".

Segue...



Jantares e almoços de Natal
a bem dos tachos de alguns!


Começa a chegar a época para os donos da comunicação social portuguesa, a mando também dos donos dos donos, realizarem jantares ou almoços de Natal com os seus operários. Mais más notícias, como no passado, ficam reservadas para (o início de) 2011. Foi assim em 2010, em 2009...

Segue...



Marcos Barrica fala de Angola mas esquece os angolanos


O embaixador angolano em Portugal, Marcos Barrica, sabe o que diz mas não diz o que sabe, o que aliás é inerente quer ao seu cargo quer às regras do regime e do partido (são uma e a mesma coisa) que governa Angola há 35 anos. Para ele, e é verdade, Angola está a ressurgir dos escombros da guerra e converte-se paulatinamente num novo país. Pena é que, apesar de oito anos de paz completa, os angolanos ainda sejam parte integrante e quase exclusiva desses escombros.

Segue...



Donos dos jornalistas e donos dos donos não permitem greves


O Sindicato dos Jornalistas portugueses continua (é esse um dos seus papéis) a “chorar” sobre o leite derramado. É o caso da mais do que certa não adesão dos jornalistas à greve do próximo dia 24. Os donos dos jornalistas não permiem, os donos dos donos também não. A greve é um direito? Seria se Portugal fosse um Estado de Direito. Mas como não é... estamos conversados.

Segue...



FLEC obrigada a pôr a razão da força acima da força da razão


De acordo com a Voz da América, um grupo da FLEC (Frente de Libertação do Estado de Cabinda), de facção ainda por determinar, atacou uma caravana de veículos que transportava pessoal envolvido na prospecção de petróleo em terra, calculando-se que existam mortos e feridos (ver notícia aqui ao lado, na secção Angola). Quando não chega a força da razão... entra a razão da força.

Segue...



Cabinda? O que é isso, pergunta o deputado Ribeiro e Castro


De vez em quando alguns deputados portugueses mostram alguma sanidade mental. No que toca à Lusofonia, quando o rei faz anos, lá aparece algum a dizer umas verdades. Pena é que, passada a onda momentânea, todos regressem à santa paz do seu umbigo, ora olhando para o lado e assobiando, ora alinhando com os ditadores e os atropelos aos direitos humanos, por exemplo.

Segue...



Ser socialista em Portugal


Uma professora de uma recôndita aldeia de Portugal, legitimamente adepta do Partido Socialista e do seu líder, José Sócrates, explicava aos seus alunos (mais de 20, porque se assim não fosse a escola teria sido encerrada) o que era ser não só socialista como, sobretudo, ser do PS.

Segue...



Luanda manda e Lisboa, como é hábito, baixa as calcinhas


A eleição de Portugal como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) confere-lhe responsabilidade acrescida em questões como a situação no Saara Ocidental. Não, não sou eu que o digo. Quem o afirmou, em declarações à Lusa, foi o representante da Frente Polisário. Adda Bhraim. E Lisboa não vai, com certeza, deixar os seus créditos por mãos alheias. Em mãos alheias vai, isso sim, continuar a situação de Cabinda. Luanda manda e Lisboa põe-se de cócoras.

Segue...



Quem rouba o “Estado ladrão” deve ter 100 anos de perdão


Nem sempre vou à missa com o presidente do governo regional da Madeira. Não deixo, contudo, de muitas vezes (descontado o populismo e alguma demagogia) de muitas vezes estar de acordo com Alberto João Jardim. Um exemplo, embora não tanto pela matéria de facto que apresenta (acumulação das reformas com salários no sector público) é quando ele, como agora conteceu, diz que o Estado socialista português “é ladrão”.

Segue...



José Sócrates nem...
... nem sai de cima


José Sócrates não fo... nem sai de cima. E graças a essa estratégia socialista, são os portuguese que se fo... A prova disso voltou hoje a ser dada quando o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, veio dizer que Portugal socialista “está a fazer o que deve” para enfrentar a crise das dívidas soberanas, sustentando que o problema tem dimensão “especulativa” transnacional. Descobriram a pólvora.

Segue...



Cabinda (pois claro!) é tema proibido no portal Zwela Angola


Por iniciativa exclusiva dos responsáveis pelo portal Zwela Angola, fui convidado para escrever alguns artigos de opinião. Foram publicados dois. O terceiro, sobre Cabinda, não foi publicado pelas razões que a seguir se reproduzem. É, como aliás eu já esperava, mais uma vitória do regime angolano que considera Cabinda uma sua província (tal como a Indonésia considerava Timor-Leste, lembram-se), ao contrário de mim que considero ser uma colónia, depois de ter sido protectorado.

Segue...



Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
 
Anuncie no Noticias Lusofonas e dê a conhecer a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Ligações

 Jornal de Angola
 Sindicato dos Jornalistas
 AngolaPress - Angop
 Televisão de Angola
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Optimização de Sites Portugal por NOVAimagem